Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

O Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento foi constituído a 3 de julho de 2012. Nos termos da regulamentação legal, em maio de 2022, foi assinado um contrato interadministrativo de transferência de competências relativas a pessoal não docente e sobre o edificado da escola sede, que passaram a ser da responsabilidade do município.
O Agrupamento está inserido na cidade do Entroncamento, que integra o concelho do mesmo nome, do distrito de Santarém, com apenas 13,7km2 e com 20 141 habitantes (Censos, 2021,
www.pordata.pt). Serve a população das duas freguesias que o constituem, Nossa Senhora de Fátima e S. João Baptista.
Apesar de ser o concelho mais pequeno da região, e o segundo mais pequeno a nível nacional, tem uma grande densidade populacional (1466,9h/Km2), comparativamente com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) de que faz parte, com o distrito e com a grande maioria dos concelhos do país.

A população do concelho é historicamente heterogénea, oriunda de várias regiões do país e, recentemente, de diferentes países, principalmente dos que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que se reflete na diversidade cultural da atual população escolar. Estes movimentos migratórios devem-se, em grande parte, à oferta das redes de transportes ferroviário e rodoviário, bem como às condições do mercado imobiliário.
O Agrupamento é constituído por seis estabelecimentos que integram a educação pré-escolar, o ensino básico e secundário.

Todos os dias, no AECE, são um desafio permanente com alunos ativos, professores empenhado e os Assistentes técnicos e operacionais briosos.

Margarida Costa - Diretora

Visão

A visão é o conjunto de convicções que definem uma trajetória ou uma direção desejada de trabalho e das relações, nos contextos interno e externo, remetendo de certo modo para a melhoria contínua, para o empreendedorismo e para a valorização do que já existe de bom e que deve ser mantido. Trata-se de apostar num Agrupamento que se comprometa e seja reconhecido pela prestação de uma educação de qualidade para todos, eficaz na promoção da inclusão e de uma formação integral de cidadãos pró-ativos e empreendedores capazes de construir um mundo mais humanista e mais sustentável, tendo por base a visão ‘Valorizar o passado, viver o presente e preparar o futuro’.

Valores

Os valores são princípios que fundamentam escolhas em termos de conduta e são referenciais que atendem às necessidades das pessoas e aos objetivos do Agrupamento, clarificando o que é valorizado porque concorre para o bem-estar comum num determinado contexto. São propostos os seguintes:

RESPEITO, INOVAÇÃO, EQUIDADE, COMPROMISSO, PROFISSIONALISMO, 

ÉTICA, TRANSPARÊNCIA, RECONHECIMENTO.

Missão

A finalidade, a essência ou razão de ser de uma determinada organização é traduzida na missão, que neste caso é: ‘Criar uma identidade de escola centrada nos seus atores’.
Pugnar por um Agrupamento que, em sinergia com a comunidade, preste um serviço público de educação de qualidade, capacitando alunos/formandos com conhecimentos e competências que efetivem o sucesso educativo e que, simultaneamente, contribua para o envolvimento e o bem-estar de todos e para a formação integral de indivíduos, capazes de exercer uma cidadania participada e responsável, num ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento das competências essenciais para o prosseguimento de estudos, a par do desenvolvimento de valores fundamentais ao crescimento ético e saudável enquanto seres humanos e cidadãos críticos e responsáveis.

Visão Geral

Alunos
+ 0
Professores
+ 0
Turmas
+ 0
Assistentes
+ 0
Scroll to Top