Notícias

Folia do Carnaval invade centro da Cidade - Desfiles de Carnaval das Escolas e Programa Reviver

No próximo dia 21 de fevereiro, sexta-feira, a folia do Carnaval invade o centro da cidade com o tradicional desfile das Escolas do Concelho e os utentes do Programa Reviver do Entroncamento.

Alunos, professores e pessoal não docente das escolas irão desfilar os seus alegres e coloridos trajes temáticos. O desfile está marcado para as 9h30 percorrendo depois a Rua Luís Falcão de Sommer até ao Largo José Duarte Coelho, onde haverá muita animação.

As escolas participantes são as seguintes: Escola Básica do Bonito, Escola Básica da Zona Verde, Escola Básica António Gedeão, Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen, Infantário Encoprof, Jardim Escola João de Deus e Centro Social Paroquial do Entroncamento e Jardim Escola João de Deus num total de cerca de 1300 crianças.

Ler +Folia do Carnaval invade centro da Cidade - Desfiles de Carnaval das Escolas e Programa Reviver

Projeto Rimar a Brincar - Promoção da linguagem em Educação Pré-Escolar - Oficinas para Famílias na Biblioteca Municipal do Entroncamento

O Município do Entroncamento promove na Biblioteca Municipal do Entroncamento Oficinas para Famílias, no âmbito do Projeto Rimar a Brincar – Promoção da Linguagem em educação Pré-Escolar.

Este é um projeto de intervenção educativa e tem como grande objetivo proporcionar à criança a prática de “brincar” com os sons, incentivando o desenvolvimento do conhecimento sobre os sons da fala e a sua relação com a representação escrita, tendo como fim último o desenvolvimento da competência comunicativa da criança.

“Rimar a Brincar” centra-se particularmente no trabalho direto com as crianças inscritas na educação pré-escolar, no concelho do Entroncamento, que completam os 6 anos no ano letivo de 2019/2020 e que iniciarão o ensino formal da leitura no ano letivo 2020/2021.

Ler +Projeto Rimar a Brincar - Promoção da linguagem em Educação Pré-Escolar - Oficinas para Famílias...

Dia Escolar da Não Violência e da Paz celebrado na Escola Dr. Ruy d’Andrade

A Vereadora da Educação, Tília Nunes esteve hoje presente na Escola Básica 2, 3 Dr. Ruy d’Andrade, a convite do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, no âmbito do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, celebrado a 30 de janeiro.

A diretora da turma do 6.ºH em parceria com os professores das disciplinas desta turma: Inglês, História, Português, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências, Música, assim como com a colaboração dos professores de Educação Especial afetos a esta escola, desenvolveram no âmbito das DAC – Domínio de Autonomia Curricular, diversas iniciativas para a promoção e celebração desta data.

Ler +Dia Escolar da Não Violência e da Paz celebrado na Escola Dr. Ruy d’Andrade

Escola Básica da Zona Verde passa a ter 4 salas de Jardim de Infância

Decorreu hoje, dia 30 de janeiro a abertura de uma nova sala de educação pré-escolar na Escola Básica da Zona Verde.

A sala 1 composta, neste momento, por 18 crianças, visa apoiar mais famílias do concelho, no apoio na educação pré-escolar, gratuita, dos seus filhos.

A abertura desta nova sala, valência de jardim de infância, surge no seguimento das diligencias feitas pela Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, junto do Ministério da Educação, de forma a colmatar a falta de salas para crianças em idade pré-escolar, existente no Entroncamento, em resultado de um aumento da população.

 

Cidadania em Ação 2020 – Projeto de Animação Sociocultural decorreu nas escolas do concelho

O projeto “Cidadania em Ação” decorreu nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, entre os dias 22 e 24 de janeiro, e envolveu aproximadamente 150 alunos.

O projeto promovido pela Câmara Municipal destinou-se a alunos dos 3º anos, das escolas do Agrupamento e teve como objetivos PARAR para dialogar e partilhar informação e conhecimento acerca da Cidadania e Igualdade; PENSAR, conjuntamente com as comunidades e as redes locais de parceria, estratégias de territorialização de políticas públicas; AGIR em prol da Cidadania e Igualdade, impulsionando todos/as os/as agentes de desenvolvimento social e mobilizando os recursos adequados em cada contexto.

Uma equipa de técnicos multidisciplinar, composta por técnicos da Câmara Municipal e dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento dinamizou atividades no âmbito da educação ambiental, da educação no trânsito e cidadania, tendo também sido feita uma demonstração de suporte básico de vida.

Ler +Cidadania em Ação 2020 – Projeto de Animação Sociocultural decorreu nas escolas do concelho