Notícias

Município do Entroncamento promove formações nas Escolas | Ações dirigidas a docentes e não docentes do 1º ciclo e Pré-Escolar

O Município do Entroncamento, através do serviço de educação,  promoveu entre os dias 8 e 11 de abril, ações teóricas de formação em “Medidas de Autoproteção e Procedimentos de Evacuação no âmbito do programa Segurança na Escola, dirigidas a Assistentes Operacionais, Professoras e Educadoras, das Escolas EB António Gedeão, EB do Bonito, EB da Zona Verde e JI Sophia de Mello Breyner Andersen.

Estas ações dirigidas a pessoal docente e não docente das Escolas Básicas do 1º Ciclo e Educação Pré- Escolar tiveram como objetivo informar e esclarecer dúvidas na abordagem e atuação em situações de emergência com crianças, assim como elucidar sobre procedimentos a tomar nas escolas, com vista à preparação e mitigação de acidentes, promovendo uma cultura de segurança ativa nos vários estabelecimentos de ensino do Município.

Ler +Município do Entroncamento promove formações nas Escolas | Ações dirigidas a docentes e não...

Comemoração do Dia Mundial da Árvore nas Escolas

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, celebrado a 21 de março, o Município do Entroncamento convidou os alunos do Agrupamento de Escolas da Cidade para procederem à plantação de árvores nos estabelecimentos de ensino ou imediações dos mesmos.
A atividade foi acompanhada pela Vereadora da Educação, Tília Nunes e teve como principal objetivo a sensibilização das crianças para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida de todos nós e em simultâneo promoveu a sua participação ativa na arborização da cidade.

Ler +Comemoração do Dia Mundial da Árvore nas Escolas

Candidaturas abertas para a Pós-Graduação Administração e Gestão em Educação

Candidaturas abertas para a Pós-Graduação Administração e Gestão em Educação agora na escola Profissional Gustave Eiffel do Entroncamento.

Ler +Candidaturas abertas para a Pós-Graduação Administração e Gestão em Educação

Projeto "Já Sei Ler" - Padrinhos e Madrinhas de Leitura

O Projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta, a decorrer no Entroncamento, fruto da parceria entre o Município, o ISEC Lisboa e o Plano Nacional de Leitura, deu a conhecer esta semana o seu primeiro Padrinho e Madrinha da Leitura.

O Padrinho, CEDE-Centro Dentário do Entroncamento, ofereceu, a cada uma das crianças, a obra "A Grande Aposta de Kala", e a Madrinha, Companhia dos Brinquedos – Loja de Jogos e Brinquedos, ofereceu a obra "Vamos Passear" de Luísa Ducla Soares.

Esta iniciativa permitiu a entrega de 370 livros às crianças envolvidas no projeto, garantindo assim que continuam a ser criadas as condições para que a prática da leitura em voz alta, na escola e em família, possa ser efetiva e significativa.

Ler +Projeto "Já Sei Ler" - Padrinhos e Madrinhas de Leitura

Município do Entroncamento Implementa Plano Local de Leitura

O Município do Entroncamento assinou no passado dia 6 de março o Acordo de Parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027, com o objetivo de promover hábitos de leitura em crianças, jovens e adultos, através de várias atividades integradas no Plano Local de Leitura.

Março é o mês do Livro e da Leitura e marca assim o arranque deste Plano Local, que terá por base as linhas estratégicas do PNL e que se pretende ambicioso envolvendo as famílias, escolas, associações e entidades públicas e privadas do concelho.

O Plano Nacional de Leitura lançou o repto a uma dezena de autarquias, entre as quais o Entroncamento, uma vez que reuniam um conjunto de condições e características para iniciar este trabalho conjunto, nomeadamente os planos de leitura em desenvolvimento e a experiência na promoção da leitura, do trabalho com escolas, bibliotecas e outros agentes educativos e culturais.

A vereadora Tília Nunes refere que “O Plano Local de Leitura implementará várias ações no âmbito da formação, conferências, concursos e projetos com impacto nas práticas de leitura da comunidade em geral, reforçando desta forma o compromisso e a responsabilidade do Município na promoção da literacia.”

Ler +Município do Entroncamento Implementa Plano Local de Leitura