FAQ's

FAQ's

O que é o Portal da Educação?

Implementado, há alguns anos, obteve inegável sucesso como veículo privilegiado de comunicação entre a Comunidade Educativa, com especial destaque para a divulgação de atividades, assim como “porta de entrada”, por excelência, para o Sistema de Gestão Informatizada das Refeições Escolares.

Com a dinâmica impressa através do processo, já concluído, de agregação das Escolas do Concelho, proporcionando o aparecimento de uma nova unidade orgânica, o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, houve necessidade de reestruturar o Portal de Educação. Dessa reestruturação resultou um Portal completamente novo, dinâmico, com nova imagem e outras funcionalidades. 

Relativamente à Gestão Informatizada das Refeições, utiliza uma interface muito mais atrativa, que facilita e promove o uso desta plataforma. 

 

O que é Sistema de Gestão Informatizada das Refeições Escolares?

Após a fase de experimentação em Escolas Piloto, a generalização deste sistema a todos os Estabelecimentos de Ensino do Concelho do Entroncamento é hoje uma realidade.

Todas as Escolas Básicas e Jardins de Infância do município têm acesso a este novo conceito de gestão das refeições que tem, entre outras, as seguintes vantagens:

• O Encarregado de Educação do aluno deixa de ter a obrigatoriedade de estar em filas de espera para a aquisição de senhas de almoço;  

• Deixam de existir senhas de refeição, de acordo com o conceito tradicional, em formato de papel ou através de cartões. O sistema informático assume a aquisição dos créditos de refeição, retirando à criança ou ao respetivo Encarregado de Educação a preocupação constante de apresentação da senha para poder ter direito à refeição;

• Sempre que a criança não consome a refeição, o crédito passa para o dia seguinte, não perdendo o direito à mesma, desde que avise antecipadamente.

A Câmara Municipal do Entroncamento apostou neste projeto com a firme convicção de que a qualidade da Educação no Concelho será melhorada e os processos burocráticos, demasiado pesados e sustentados em práticas obsoletas, serão desdramatizados, facilitando, tanto a aquisição como a venda das senhas e libertando as funcionárias para a sua real tarefa: cuidar das nossas crianças.

 

Como se processa o pagamento das refeições escolares? 

As refeições de todos os estabelecimentos de ensino são pagas através de Multibanco ou Homebanking (via Internet), mediante as referências entregues a todos os encarregados de educação. Pode também efetuar-se este pagamento na Secretaria da Câmara / Serviços de Educação, todos os dias úteis, entre as 8h30 e 16h30. 

 

Onde e quando posso proceder ao pagamento dos prolongamentos escolares? 

Os prolongamentos escolares poderão ser pagos via multibanco até ao dia 20 do mês seguinte ou na Secretaria da Câmara / Serviços de Educação.

 

Tenho um filho na Escola Primária (ou Jardim de Infância) e pretendo ter apoio. O que devo fazer?   

A Câmara atribui subsídios no âmbito da ação social escolar aos alunos carenciados. Estes subsídios apoiam os alunos na aquisição de livros, material escolar e alimentação. Para lhe ser atribuído o subsídio, deverá requerer o mesmo no ato da matrícula do aluno, onde lhe serão informados quais os documentos que deve apresentar para o efeito. 

 

O meu filho está a estudar em Torres Novas. Tenho direito a algum subsídio de transporte?   

A Câmara Municipal do Entroncamento subsidia em 50% do valor do passe os estudantes do ensino secundário que estudam nas escolas da localidade mais próxima, quando o curso pretendido não seja lecionado na Escola Secundária do Entroncamento. Igualmente são subsidiados os alunos que estudam em Escolas Profissionais, as quais são equiparadas ao ensino secundário. Para o efeito, poderão dirigir-se à Secretaria da Câmara, a fim de procederem ao preenchimento de um requerimento. O mesmo encontra-se também no site do Município (Secção de Requerimentos).  

 

Pretendo pedir à Câmara a atribuição de um subsídio para a Queima das Fitas. O que devo fazer?   

Deve apresentar um pedido por escrito (carta ou e-mail) e indicar no mesmo o e-mail e número de eleitor do responsável. Deve ainda juntar declaração que faça prova da frequência universitária do responsável. 

 

Pretendo candidatar-me à Atribuição de Bolsas de Estudo. Como posso concorrer?

A Câmara Municipal do Entroncamento atribui anualmente, mediante concurso, até seis bolsas de estudo.

A candidatura à bolsa será feita entre 15 a 31 de outubro de cada ano letivo e mediante a apresentação de requerimento próprio, fornecido pelos serviços de Educação. Para mais informações sobre o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo e documentos necessários para composição do processo, poderá consultar o site do município no separador Apoio ao Munícipe – Regulamentos.

 

Qual a localização dos Serviços de Educação?

Os Serviços de Educação situam-se no Largo José Duarte Coelho, Edifício dos Paços do Concelho, 2330-078 Entroncamento

Ponto de referência: Junto ao antigo Centro Cultural, perto dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento.

 

Como posso contactar os serviços?

Poderá contactar-nos através do número: 249 720 400 ou pelo endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou presencialmente nos serviços de educação.

 

Qual o horário de funcionamento dos serviços?

Os Serviços de Educação funcionam de 2.ª a 6.ª feira, das 08h30 às 16h30.